Páginas

PALAVRAS

http://lh5.ggpht.com/_nyq6cF6iLAs/S8RyTLZQNcI/AAAAAAAATRk/BFGLn01tuNM/5.gif
SEJA BEMVINDO AO GRUPO-MOITA

terça-feira, 30 de agosto de 2016

SOBÁ DO MATO GROSSO DO SUL




Há 100 anos a comunidade japonesa fixou residência em Mato Grosso do Sul, trazendo hábitos, tradições e também receitas. Uma das iguarias da culinária nipônica, o sobá, é tradicional da província japonesa de Okinawa, mas em Campo Grande ganhou adaptações bem regionais. Ele se tornou um dos pratos mais populares da cidade, e atualmente tem status de patrimônio imaterial do município.
A receita tradicional leva um macarrão específico para sobá, carne suína, cebolinha e omelete picado. Na versão okinawana o gengibre é cortado em tiras, mas em Campo Grande esse ingrediente é servido separadamente, batido com água e sal no liquidificador, conforme explica a Patrícia Cris Yoza, descendente de japoneses e proprietária da barraca “Aparecida”, que vende cerca de mil unidades do prato por semana.
“O tradicional é o sobá com carne suína, mas como muitas pessoas são alérgicas ou não comem por causa da religião, nós começamos a colocar outros tipos de carne”, revela Patrícia. O prato pode ser adaptado com frango, carne bovina, peixe, ovo de codorna, calabresa e até mesmo bacon. Confira a receita:

Caldo
Ingredientes
1 kg de ossobuco
4 litros de água
1 colher de sopa de sal
1 colher de café de Hondashi
1 colher de café de glutamato monossódico
½ colher de sopa de caldo de galinha
Molho de soja a gosto
Modo de Preparo
Ferva o ossobuco com a água por mais ou menos 40 minutos. Coloque os demais ingredientes do caldo e deixe ferver por mais meia hora. Quem quiser dar um gosto mais acentuado pode preparar na panela de pressão, fervendo o ossobuco com a água por dez minutos e depois por dez minutos novamente com os demais ingredientes.
Macarrão:
Ingredientes
500 g de macarrão de sobá
1 maço de cebolinha picada
5 ovos
300 g de carne de porco magra
Modo de PreparoFerva dois litros de água com um fio de óleo e cozinhe o macarrão até ficar al dente. Escorra e reserve. Bata os cinco ovos inteiros, tempere com sal a gosto e frite em uma frigideira antiaderente omeletes bem fininhos. Deixe esfriar, enrole todos juntos e corte tiras bem finas. Cozinhe a carne e corte em pedaços pequenos, depois coloque numa panela com 200 ml de molho de soja e vá mexendo até a carne ficar bem corada e sequinha. Se for necessário, coloque mais molho de soja. Escalde o macarrão em água fervente e preenche a tigela, até ficar rente à borda. Coloque a cebolinha, o omelete e a carne. Por último coloque o caldo até encher a tigela.
Rendimento: 3 sobás médios

Postar um comentário