Páginas

PALAVRAS

http://lh5.ggpht.com/_nyq6cF6iLAs/S8RyTLZQNcI/AAAAAAAATRk/BFGLn01tuNM/5.gif
SEJA BEMVINDO AO GRUPO-MOITA

terça-feira, 30 de agosto de 2016

BARREADO PARANAENSE



"A receita que nós preparamos foi ensinada pela minha avó. Para fazer um bom barreado, não pode inventar muita moda, tem que seguir a receita e utilizar os ingredientes tradicionais", explica ele. Incluir tomate no preparo, por exemplo, é das maiores heresias gastronômicas que se pode cometer.
Outra dica importante para a correta degustação do barreado é servi-lo de maneira adequada. Scucato conta que a maioria das pessoas não sabe como preparar o prato e acaba invertendo a ordem dos elementos, comprometendo a textura e o sabor finais. "O jeito certo de apreciar o barreado é servir duas colheres de farinha de mandioca no prato, acrescentar somente o caldo, que deve estar borbulhando, e mexer enquanto cozinha a farinha", descreve. Só quando a mistura adquirir textura de pirão é que se serve a carne. A banana cortada em rodelas termina de compor o prato.
Natural de Santa Mariana, município ao Norte do Paraná, mas morando há 10 anos em Nagoya, no Japão, Sylvia Ganzo, 31 anos, decidiu aproveitar a visita à terra natal para comer novamente o barreado após mais de 15 anos desde a primeira experiência. "Comi quando era criança, não lembrava do sabor. É muito gostoso, apesar de pesado nesse calor. Lembra um pouco o karê, prato quente tradicional no Japão, por causa da carne e do tempero", disse.
Publicidade
Receita
Os ingredientes do barreado são um ou mais tipos de carne de segunda (algumas receitas usam peito, lombo ou paleta; outras, como a de Schmidt, apenas músculo traseiro), cebola, alho, sal e pimenta a gosto, bacon, cominho e louro. A carne é cortada em cubos e, após temperada, é despejada na panela (de barro ou alumínio) junto com os demais ingredientes. A mistura deve ser coberta por água e, após ferver, a panela é lacrada com a misturinha de farinha de mandioca e água. A partir daí, é só deixar no fogo entre 8 e 12 horas.
Postar um comentário