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quinta-feira, 3 de março de 2016

GRÃO-DE-BICO COM CRUMBLE

Ingredientes 4 porções CUSCUZ DE GRÃO-DE-BICO 4 xícaras (chá) de água filtrada ou caldo de vegetais artesanal 1 xícara (chá) de grão-de-bico seco, bem lavado 5 colheres (sopa) de azeite extravirgem 1/2 colher (café) de sal marinho 2 cebolas roxas médias orgânicas, cortadas em fatias finas 2 cebolas; 1 pedaço de alga kombu, de aproximadamente 8 cm Raspas e suco de 1 limão-siciliano; pimenta-do-reino a gosto CRUMBLE FUNCIONAL DE SEMENTES 
E CASTANHAS COM LIMÃO-SICILIANO 5 colheres (sopa) de amaranto ou quinoa em flocos (50 g) 5 colheres (sopa) de amêndoas laminadas 2 colheres (sopa) de semente de abóbora, sem casca e sem sal 2 colheres (sopa) de semente de girassol crua 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem 2 colheres (sopa) de semente de chia 2 colheres (sopa) de linhaça dourada 1 colher (chá) de açafrão-da-terra; 1 colher (chá) de páprica doce 1/2 colher (café) de sal marinho moído 1 pitada de pimenta-caiena Raspas e suco de 1/2 limão-siciliano ou limão-cravo VERSÃO ÁSIA 100 g de cranberries 1/2 xícara (chá) de mix de hortelã com coentro picado e um toque de limão; 1 colher (sopa) de gengibre ralado 1 colher (chá) de canela em pó 1 cebola roxa orgânica crua, cortada finamente em meia lua VERSÃO MEDITERRÂNEA 100 g de azeitona chilena preta ou niçoise 1/2 xícara (chá) de mix de manjericão picado com cebolinha finamente picada e um toque de limão 1 cebola roxa orgânica cortada finamente em meia-lua, e caramelizada Modo de preparo Cuscuz de grão-de-bico 1 Deixe o grão-de-bico de molho por 8 horas, descarte a água e enxague algumas vezes. 2 Coloque os grãos em uma panela de pressão, cubra com água, junte a alga kombu e cozinhe por 35 a 40 minutos ou até o grão ficar macio, mas sem deixar cozinhar demais. 3 Apague o fogo, deixe a pressão sair completamente e deixe esfriar bem, antes de abrir a panela. 4 Coe o excesso de água e retire a alga, que deverá estar desmanchando. 5 Retire as cascas do grão-de-bico, esfregando-os entre as mãos, levemente. 6 Transfira para um bowl ou coloque diretamente no copo de um processador de alimentos. 7 Pulse o grão-de-bico por 5 vezes, ou até ficar na consistência de cuscuz – não bata demais, para evitar que fique pastoso. 8 Retire do processador, transfira para um bowl e tempere com azeite, a alga picada, raspas e suco de limão, sal e pimenta- -do-reino; reserve. 9 Acrescente toda a receita do crumble de sementes e limão-siciliano, incorporando-o uniformemente ao grão-de-bico. 10 Divida o cuscuz em duas partes, para o preparo das duas versões a seguir. Crumble funcional de sementes e castanhas com limão-siciliano 1 Em uma frigideira sem óleo, coloque a amêndoa, a linhaça e as sementes de abóbora, de girassol e de chia. 2 Leve para dourar ao fogo baixo, mexendo sempre com colher de pau, por aproximadamente 3 minutos. 3 Adicione os flocos de amaranto e continue mexendo até dourar, sem deixar queimar. 4 Adicione a páprica e o açafrão e continue mexendo por mais 1 minuto. 5 Quando as sementes e as castanhas estiverem crocantes e liberando aroma, coloque-as em um bowl e tempere com o azeite de oliva, o sal, as raspas, o suco do limão e uma pitada de caiena. 6 Misture, deixe esfriar e acrescente ao grão-de-bico. Versão Ásia 1 Adicione ao cuscuz, as cranberries, o gengibre, a canela, o coentro e a hortelã, incorporando-os devagar até misturar bem. 2 Sirva com um mix de folhas coloridas e coulis de cranberry. Versão Mediterrâneo 1 Adicione ao cuscuz, a azeitona, a cebola roxa caramelizada, o manjericão e a cebolinha, incorporando-os até misturar bem. 2 Sirva com coulis de pimentão grelhado para a versão.
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